Marketing Jurídico

Marketing Jurídico

A cada hora que passa o mercado ganha mais serviços, mais produtos diferenciados, mais agilidade de comunicação e inovação.  Todas essas ofertas modificam os interesses empresariais e pessoais, o que gera a necessidade das empresas correrem atrás de estratégias competitivas para alcançar e acompanhar tantas mudanças.

Na área jurídica não é diferente. Este seguimento vem passando por grandes transformações, pois no mundo de hoje não basta somente advogar. Advogados e escritórios precisam de atualização constante, de administração competente, planejamento, diferencial competitivo para conquistar e fidelizar clientes. Os escritórios precisam de estratégias inovadoras de marketing.

Mas o que é, e para que serve, o marketing Jurídico?

“A função que o marketing jurídico deve assumir é a de utilização mais eficaz dos recursos do escritório e de seus profissionais, ampliando o prestígio profissional, planejando o futuro, racionalizando os custos, focando o cliente, criando estratégias para clientes potenciais e investindo em relacionamentos e imagem pessoal. Não se trata de vender serviços, e sim, de posicionar-se em um mercado cada vez mais escasso e competitivo, sem quebrar a ética da profissão.”

Marketing ainda é visto com maus olhos neste mercado, pois erroneamente confundido com publicidade. Marketing não se restringe somente a propaganda, preço, promoção. É mais amplo, pois abrange todo o ciclo de um serviço, desde o planejamento, a qualidade, resultados, até a escolha de canais de comunicação com o público para a busca de clientes.

Como qualquer outra grande empresa, os escritórios de advocacia precisam estar preparados para anteciparem-se às mudanças do mercado, e aqueles que não perceberem essa necessidade estarão vivendo no passado. Assim, o marketing jurídico traz o entendimento dessas mudanças e inovações, os benefícios e as ferramentas para atingir os objetivos, e principalmente, superar as expectativas de seus clientes.

O novo mercado de advocacia exige novos conhecimentos dos advogados, como gestão de conhecimento e entendimento humano, empreendedorismo jurídico, mudanças na relação com o cliente, serviços voltados a atender a demanda que o cliente exige. Exige também serviços personalizados, gestão do capital humano, investimento em comunicação integrada, infraestrutura adequada e principalmente planejamento estratégico.

Para inserir o escritório neste novo conceito, primeiramente o advogado precisa entender onde o escritório está, para qual segmento da advocacia esta direcionado, quais são os clientes que atende, quais são os objetivos pretendidos ao implantar novas ferramentas de marketing. Essas perguntas devem ser respondidas antes de partir para a parte prática.

Após esta análise interna, é necessário uma análise externa, do ambiente em que o escritório encontra-se, pois para ter sucesso é preciso ter um planejamento estratégico voltado para as necessidades dos clientes e preparado para os desafios do mercado. As diferentes ferramentas, as metodologias e as estratégias são peculiares para cada perfil de escritório, por isso a grande importância das análises já mencionadas.

Planejamento estratégico, marketing online e a utilização de redes sociais são algumas das ferramentas que já são usadas por vários profissionais do direito. Cursos, palestras, artigos e livros para cada perfil de escritório ou advogado já estão em evidência para os especialistas de marketing jurídico.

Seja qual for o foco de atuação do escritório, é preciso estar sempre atento à necessidade de mudanças e estratégias competitivas.

MARIANA DE FREITAS SANTOS

Acadêmica de Administração